No ano de 2020 o mundo foi radicalmente abalado pela pandemia global de COVID-19. Em meio ao caos instalado, o Poder Público lançou mão de diversas medidas políticas, sociais e econômicas, muitas das quais sem qualquer lastro legal ou constitucional, que surtiram efeitos indesejados e imprevistos, aprofundando ainda mais o lastimável cenário financeiro de muitas empresas.
Profundamente afetados por tais políticas e despreparados para enfrentar períodos de incerteza, diversos empresários, especialmente aqueles dedicados à exploração de empreendimentos de pequeno porte, assistiram, impotentes, o fruto de seu trabalho, aparentemente sólido e edificado com muito empenho ao longo de anos, ruir rapidamente.
No entanto, aproximando-nos do fim deste nefasto período, precisamos nos atentar ao fato de que grande parte das empresas que sofreram irreparáveis perdas financeiras não estava preparada para enfrentar o desenfreado ritmo das mudanças impostas pela pandemia. Citem-se como exemplos de desafios inéditos a forçosa e abrupta mudança nos regimes de trabalho, do presencial para o remoto; nas formas como consumimos produtos e alimentos, que agora são entregues a nós em nossas casas, em minutos, com o toque de um botão; nos meios de interação social, ainda mais dependentes de conexões estáveis de internet; no perfil imobiliário, com grande deslocamento da população para o interior dos estados, pressionando o custo de imóveis em regiões mais afastadas de grandes centros populacionais; dentre outras em diversas mudanças.
Nesse contexto, observamos que aqueles que tiveram melhor desempenho no enfrentamento de tais intempéries e melhor aproveitaram as excelentes oportunidades de negócios que surgiram foram os profissionais e empreendedores que contavam com sólido respaldo jurídico e conseguiram acompanhar e implementar, rápida e satisfatoriamente, todas as modificações necessárias à sobrevivência e expansão de seus empreendimentos em meio à crise.
Durante o último ano, por meio de seu canal de assessoria jurídica, a equipe do Ramos & Ronzani Advogados foi acionada diversas vezes por seus clientes e estava preparada para orientá-los assertivamente em questionamentos de grande importância e repercussão. Mesmo em meio à indefinição do Poder Público e cenário econômico mundial, nosso time foi capaz de antecipar com precisão todos os desdobramentos possíveis, apresentando relatórios circunstanciais e pareceres jurídicos que se mostraram imprescindíveis para orientar nossos clientes no processo de tomada de decisões.
Outra notável vantagem de contar com um serviço de assessoria jurídica é a redução de despesas, pois o contratante tem ciência, no ato da contratação, do investimento total que será feito nesse serviço, evitando surpresas, bem como a contratação de serviços advocatícios “avulsos”, normalmente mais custosos do que um plano anual de assessoria.
É inquestionável que uma empresa ou profissional bem assessorado tem nítida vantagem sobre aqueles que estão desamparados, pois tem a segurança necessária para aproveitar oportunidades repentinas e imperdíveis, podendo se dedicar mais atentamente à atividade empresarial, sem precisar se preocupar com empecilhos externos que retardam o progresso e removem a energia necessária para manter a chama do empreendedorismo acesa.